CNPJ 26407778000103

A MASSOTERAPIA
A massoterapia sempre foi vista como arte, técnica e ferramenta para saúde. Seu legado permeia todas as culturas e está entre todas as artes médicas existentes. As Técnicas de manipulação têm início desde que o ser humano começou a utilizar as mãos com a finalidade de corrigir, estabilizar e auxiliar na saúde e bem-estar. Existem relatos de manipulações vertebrais desde a Babilônia até o Egito antigo e Grécia, onde começou o estudo empírico dessa antiga arte. Entretanto, no oriente as práticas de manipulações existem desde o conhecimento empírico das medicinas tradicionais, tais como: Medicina Chinesa, Tibetana, Ayurveda, Shidda, Unani.
Durante séculos as práticas de manipulação ganharam algum destaque nas mãos de médicos notáveis iniciando por Hipócrates que preconizava que “para saber sobre a saúde do paciente o terapeuta deve observar a coluna”. Ou que “ o médico deve ser hábil em fricções”.
Com o surgimento das escolas de filosofia e medicina grega, surge também, o desejo da “manipulação corporal” que incluía a utilização de massagens. A massagem é uma das formas de terapia mais antigas incluindo uso de calor, ingestão de plantas e raízes, que existe em todas as civilizações. Atualmente podemos concluir que em todas as culturas o ato de massagear, fora empregado como pratica terapêutica, mas também ritualística.
As diversas formas ou modalidades de massagens como eram chamadas, sempre cumpriram sua utilidade, seja para bem-estar ou para restabelecer a saúde de tecidos ou áreas corporais. Entretanto, tais modalidades eram em geral parecidas sem muitas diferenças significativas.
​
As massagens passaram a ganhar um olhar mais especifico através das mudanças preconizadas pelo médico Ambroise Paré (1540), que foi um dos precursores da ortopedia, onde além de utilizar a massagem estipulou os gestos e atribuiu formas e funções. Mais tarde outras contribuições avançaram para que a massagem crescesse consecutivamente.
Durante os anos 1808-1813, Perh Henrique Ling, (ginasta e mestre de armas), após sofrer acidente, passou por tratamento de massagem na França e após retornar a Suécia, desenvolve com as técnicas deixadas por Paré, o sistema Sueco de ginastica médica e massagem Sueca. Tal massagem é conhecida como massagem clássica e ganhou notoriedade na área médica tanto quanto para os práticos. A atenção a esta forma de massagem que desencadeou aas outras formas de massagens em nível ocidental.
No período entre guerras, surgem os mais variados sistemas de massagem, dentre eles a abordagem terapêutica, logo depois os sistemas ditos especializados, mais, a frente as propostas miofasciais e cientificas.
​
Foi durante os anos 1960-1964, que a massoterapia passa por mudanças, e tais modificações elevariam a massoterapia novamente para área de saúde. Neste período o campo cientifico da massoterapia seria renovado com união de vários saberes e preservando todos os princípios e valores da terapia. Nesta época, a massoterapia cientifica já separa as suas áreas em três grupos, sendo eles: Terapia por massagem, Terapia corporal e Trabalho corporal. Neste conjunto de modificações já estão incluídos os sistemas orientais e ocidentais.

Em 1982, Estados Unidos, Canadá iniciam trabalho com massagem tentando unificação através dos Estados.
​
Em1992, é administrado pela primeira vez o exame de certificação nacional para massagem terapêutica e trabalho corporal. EUA e Canadá estão igualmente aos padrões Europeus. A partir desta data a Massagem Cientifica cresce com a filosofia de saúde naturopata. Os antigos modelos passam a ser reestudados e a massagem é vista por abordagens, sendo elas: Abordagem mecânica, abordagem terapêutica, abordagem cinesiologica, mecânica e miofascial.
​
A FMB, segue a proposta de crescimento a partir das correntes de pensamento geradas na Europa e expandidas nos EUA, Canada e demais países que utilizam a massagem como forma de arte, ciência e profissão, elevando e representando a massoterapia brasileira.